CMS – Comando Manual Especial

CMS – Comando Manual Especial

O CMS (Comando Manual Especial) é um sistema de acelerador e freio manual automotivo destinado ao uso de motoristas com deficiência. Do tipo alavanca abaixa-empurra, é instalado por detrás do volante com sua empunhadura oval sobressaindo para o lado esquerdo.

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Descrição

O CMS é um acelerador e freio manual do tipo alavanca horizontal que teve sua origem nos EUA na década de 50. Hoje é o acelerador e freio manual mais usado pelos norte-americanos. Seu sucesso se deu não só pela robustez e otimização de espaço para as pernas, mas principalmente, pelo conforto que o mesmo proporciona ao ser utilizado. É também o equipamento mais usado pelas locadoras de veículos adaptados dos EUA.

O conceito de funcionamento é o sistema “abaixa-empurra”. Sua aceleração se dá quando o motorista abaixa a alavanca principal situada atrás do volante em direção ao assoalho do veículo, e para frear o veículo, esta mesma alavanca é empurrada em direção ao painel do veículo (para frente).

Construído em alumínio e com partes estruturais em aço carbono, possui um sistema de inversão de movimentos extremamente robusto que garante sua funcionalidade e também, as vantagens abaixo:

  • Maior conforto na aceleração: para acelerar o veículo, o motorista abaixa uma alavanca fazendo com que a força da gravidade o auxilie neste movimento, que se torna mais leve. Além disso, quando o motorista atinge a aceleração desejada, automaticamente, seu braço entra em descanso porque seu próprio peso já mantém o veículo naquela aceleração.
  • Maior autonomia em longos percursos: como o processo de aceleração é menos desgastante, o motorista consegue percorrer maiores distâncias sem ter que parar para um descanso.
  • Mais espaço para as pernas: o CMS possui somente duas hastes aparentes, contra três dos sistemas puxa-empurra. A inexistência desta terceira haste faz com que haja mais espaço para as pernas do motorista.
  • Mais saúde para as mãos: a ergonomia de aceleração deste equipamento exige muito menos das mãos do motorista. Esta vantagem evita que o motorista adquira “LER” (Lesão por Esforço Repetitivo) na mão que opera o equipamento com o passar do tempo.
  • Robustez, precisão e confiabilidade: seu funcionamento preciso, extremamente confiável e de baixíssima manutenção, são garantidos por sua natureza puramente mecânica, ou seja, não possui sistemas elétricos ou de comunicação sem fio, suas hastes de aceleração são rígidas e de aço carbono, dispensando a utilização de cabos de aço que costumam se romper com o uso contínuo.
  • Empunhadura para o lado esquerdo do volante: este é o lado mais indicado para as empunhaduras dos aceleradores e freios manuais. Estando nesta posição, estes equipamentos são operados pelo braço esquerdo do motorista com deficiência, liberando o braço direito para:

    • Iniciar o funcionamento do motor e acelerar o veículo ao mesmo tempo;
    • Iniciar o funcionamento do motor e frear o veículo ao mesmo tempo;
    • Acionar o freio de serviço do veículo e operar o freio de estacionamento;
    • Acionar o freio de serviço do veículo e operar a alavanca do câmbio;
    • Operar os comandos existentes no painel central juntamente com a operação de aceleração ou frenagem, tais como: rádio, ar-condicionado, ventiladores etc.

Informações Adicionais Importantes
  • Não é indicado para quem possui alguma disfunção motora no ombro esquerdo, ou seja, o ombro esquerdo precisa estar com suas funcionalidades e mobilidade íntegras.
  • É possível a instalação em qualquer veículo. E há a necessidade de que a instalação seja feita em uma assistência técnica autorizada.