Ergon H/V

O Ergon H/V – Comando Manual Horizontal ou Vertical – é um sistema de acelerador e freio manual automotivo destinado ao uso de motoristas com deficiência. Do tipo alavanca puxa-empurra, é instalado por detrás do volante com sua empunhadura ergonômica sobressaindo para o lado esquerdo.

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Descrição

O ERGON H/V foi concebido com uma nova visão sobre os equipamentos usados na dirigibilidade de veículos automotores para pessoas com deficiência. Esta nova visão busca conciliar algo que é muito delicado, design com ergonomia dentro do ambiente veicular. Além de conseguirmos esta conciliação com muito sucesso, este novo equipamento trouxe vários benefícios para o usuário.

Até o lançamento do ERGON H/V, não existiam aceleradores e freios manuais do tipo alavanca que possuíssem um design tão inovador e linhas harmônicas com o interior do veículo, mais precisamente, com um acabamento que fosse harmônico com o painel e com o volante do veículo, local onde o equipamento é instalado.

Seu funcionamento utiliza o conceito “puxa-empurra”, ou seja, para se acelerar o veículo, o motorista puxa em sua direção a alavanca principal situada por detrás do volante, e para freá-lo, esta mesma alavanca é empurrada na direção do painel do veículo (para frente).

Construído com alma de aço, revestido com PU SKIN (mesmo material usado no volante dos veículos automotores) e rolamentos na sua articulação principal, este novo equipamento apresenta as seguintes vantagens:
 

  • Hastes rígidas de aceleração: as hastes rígidas de aceleração garantem um funcionamento muito preciso e confiável para a aceleração do veículo, pois dispensam a utilização de cabos de aço, que com o uso contínuo costumam se romper.
  • Ergonomia da empunhadura: a empunhadura foi desenvolvida para proporcionar mais conforto para o motorista. Seu ângulo de inclinação foi cuidadosamente definido para aliviar o esforço na articulação do punho esquerdo quando em uso. Além disso, a empunhadura possui uma regulagem de lateralidade para se adaptar melhor às condições da mão ao volante do veículo.
  • Empunhadura para o lado esquerdo do volante: este é o lado mais indicado para as empunhaduras dos aceleradores e freios manuais. Estando nesta posição, estes equipamentos são operados pelo braço esquerdo do motorista com deficiência, liberando o braço direito para:

    • Iniciar o funcionamento do motor e acelerar o veículo ao mesmo tempo;
    • Iniciar o funcionamento do motor e frear o veículo ao mesmo tempo;
    • Acionar o freio de serviço do veículo e operar o freio de estacionamento;
    • Acionar o freio de serviço do veículo e operar a alavanca do câmbio;
    • Operar os comandos existentes no painel central juntamente com a operação de aceleração ou frenagem, tais como: rádio, ar-condicionado, ventiladores etc.

  • Regulagem na articulação: o conceito de duplo rolamento na articulação principal permite que se consiga um funcionamento muito suave e sem as indesejáveis folgas, que ocasionam ruídos quando o veículo passa pelas oscilações nas vias.
  • Ausência de cantos vivos: além de ter sido revestido por um material macio, todo o equipamento foi desenhado sem a existência de cantos vivos, para evitar que as pernas dos motoristas que forem utilizar o veículo se machuquem ao se chocar com o equipamento.
  • Acabamento do suporte principal: foi desenvolvida uma capa, com o mesmo material que reveste o equipamento, para dar um melhor acabamento para o suporte principal do equipamento.