Descrição
Seu funcionamento utiliza o conceito “puxa-empurra”, ou seja, para se acelerar o veículo, o motorista puxa em sua direção a alavanca principal situada por detrás do volante, e para freá-lo, esta mesma alavanca é empurrada na direção do painel do veículo (para frente).
A alavanca principal é construída em alumínio fundido, e o restante das peças em aço carbono, possui dois rolamentos na sua articulação principal e uma capa protetora para as pernas na base inferior da alavanca. Este equipamento apresenta as seguintes vantagens:
- Hastes rígidas de aceleração: as hastes rígidas de aceleração garantem um funcionamento muito preciso e confiável para a aceleração do veículo, pois dispensam o uso de cabos de aço, que com o uso, costumam romper;
- Empunhadura para o lado esquerdo do volante: este é o lado mais indicado para as empunhaduras dos aceleradores e freios manuais. Estando nesta posição, estes equipamentos são operados pelo braço esquerdo do motorista com deficiência, liberando o braço direito para:
- Iniciar o funcionamento do motor e acelerar o veículo ao mesmo tempo;
- Iniciar o funcionamento do motor e frear o veículo ao mesmo tempo;
- Acionar o freio de serviço do veículo e operar o freio de estacionamento;
- Acionar o freio de serviço do veículo e operar a alavanca do câmbio;
- Operar os comandos existentes no painel central juntamente com a operação de aceleração ou frenagem, tais como: rádio, ar condicionado, ventiladores, etc.
- Regulagem na articulação: o conceito de duplo rolamento na articulação principal permite um funcionamento muito suave e sem as indesejáveis folgas, que ocasionam ruídos quando o veículo passa pelas oscilações nas vias.
- Ausência de cantos vivos: além de ser revestido por um material macio, todo o equipamento foi desenhado sem a existência de cantos vivos, para evitar que as pernas dos motoristas, que forem utilizar o veículo, se machuquem ao se chocar com o equipamento.